Foi lançado oficialmente o projeto inglês “Agricultura Sustentável para Desenvolvimento Rural” no dia 14/08 no Auditório da Embrapa em Brasília. O evento contou com a presença de mais de 140 autoridades brasileiras e britânicas.
Através do projeto, o Brasil vai receber como doação do governo do Reino Unido R$ 80 milhões para investimento em agricultura sustentável. Ao todo, serão 3.700 produtores rurais de sete estados brasileiros beneficiados e incentivados a gerirem suas propriedades de forma mais sustentável.
Cada estado brasileiro terá como investimento cerca de R$ 10 milhões, incluindo apoio financeiro, assistência técnica e gestão do projeto, monitoramento e avaliação.
O trabalho será implementado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) junto a instituições financeiras operadoras de crédito agrícola. Em termos de doação, é o maior recurso já recebido pelo banco em toda a sua história na América Latina.
De acordo com Renato Brito, criador do projeto e Coordenador-Geral de Sustentabilidade Ambiental do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o projeto é um piloto para o desenvolvimento estratégico da agricultura brasileira e para o impacto ambiental positivo que visa atingir.
“Trata-se de um investimento nas estratégias de redução do desmatamento através do fortalecimento da agricultura sustentável, representando mais que uma cooperação entre ministérios, um projeto entre governos”, afirma Brito.
FONTE: Ciclovivo, disponível também aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário