9 de nov. de 2012

Garimpagem ilegal no Rio Tapajós, a ação da Polícia Federal e os Mundurukus

 
A Operação Eldorado, deflagrada pela Polícia Federal no começo desta semana, está desbaratando um esquema de fraude envolvendo a extração ilegal de ouro em reservas indígenas. No confronto entre índios da etnia mundurukú e os agentes federais que ocorreu nas margens do Rio Teles Pires, na região de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) no dia 07 (quarta feira) pelo menos oito pessoas ficaram feridas, sendo seis índios e dois policiais. Um índio foi encontrado morto, na quinta-feira (8), às margens do rio. Os indígenas foram atingidos por tiros e os policiais federais, atacados a flechadas . Leia aqui o Manifesto em solidariedade aos índios Munduruku da aldeia Teles Pires.

Após o confronto, o superintendente regional da PF, César Augusto Martinez, decidiu suspender operação. Uma reunião em Brasília, com a participação das cúpulas da Polícia Federal e da Funai (Fundação Nacional da Índio), vai definir quando as atividades serão retomadas. Segundo a PF, a suspensão das ações coloca em risco toda a operação, pois ainda existem dezenas de mandados e prisão e busca e apreensão para serem cumpridos em 7 estados: Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará.
 
No Pará a operação iniciou nas cidades de Santarém, Jacareacanga e Itaituba, onde foram cumpridos 7 mandados de prisão de funcionários de compras de ouro. Segundo as investigações, o ouro extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais vinha sendo adquirido pelas empresas DTVMs, que após dissimular a origem, vendia o mesmo ouro como ativo financeiro para investidores em São Paulo. Em menos de 10 meses a polícia descobriu que apenas uma das 3 empresas investigadas movimentou mais de 150 milhões de reais.

O apresentador Weliton Lima, da TV Tapajoara comenta a operação Eldorado na região de Itaituba. Clique no link para assistir:

http://www.youtube.com/watch?v=XKXJPgTYtW0&feature=share

FONTE: Com informações daqui, daqui e daqui.

Nenhum comentário: