15 de abr. de 2014

Diocese de Santarém realiza I Conferência Amazônica sobre Educomunicação

A diocese de Santarém, no Pará, será a promotora da I Conferência Amazônica sobre Educomunicação, entre 26 de abril e 4 de maio de 2014.
O evento contará com a colaboração da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA – Campus Tapajós. Além de educadores, comunicadores e religiosos da diocese, a Conferência envolverá representantes de comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós que desenvolvem práticas de comunicação. A meta é a criação de uma Escola Diocesana de Comunicação. O principal convidado será o Prof. Ismar Soares, presidente da ABPEducom, que cumprirá extensa agenda de participação, incluindo:
- 27 de Abril – Visita às comunidades ribeirinhas do Tapajós (Capixauã e Suruacá), em Mojuí dos Campos, para conhecer as experiências educomunicativas do Projeto Saúde e Alegria e Projeto Rádio Pela Educação. O Projeto Saúde e Alegria faz parte da Rede CEP <www.redecep.org.br>, enquadrando-se entre as organizações pioneiras no desenolvimento da prática educomunicativa no Brasil. Quanto ao projeto Rádio Pela Educação, trata-se de uma experiência educomunicativa que associa a Rádio Rural, AM, a grupos de educadores e alunos das redes públicas de ensino, num dos mais amplos programas de incentivo à educomunicação, no no contexto da relação entre a mídia e o sistema de ensino.
- 29 de Abril – Palestra sobre “Pastoral da Comunicação na Igreja e Sociedade Contemporânea”, com a participação do Bispo e de sacerdotes da Diocese de Santarém, momento em que o Prof. Ismar apresentará o Diretório de Comunicação da CNBB, do qual foi um dos redadores.
– 30 de Abril – Abertura da Primeira Conferência Amazônica sobre Educomunicação, com palestra do Prof. Ismar Soares, destinada a professores e estudantes de cursos de Comunicação e Educação. O evento se dará no Auditório Central da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA – Campus Tapajós.
- 02 de Maio – Debate Especial nos estúdios da Rádio Emissora de Educação Rural de Santarém, entre o professor Ismar Soares e especialistasnas áreas da Comunicação e Educação.
- 03 de Maio – Reunião ampliada sobre Concepção, Organização e Implantação da Escola Diocesana de Comunicação.
FONTE: http://revistas.usp.br/comueduc/announcement/view/76

Nenhum comentário: