13 de nov. de 2014

Jacareacanga e Trairão estão entre as 100 piores cidades para se viver segundo o Ranking da Firjan

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nos últimos dias a lista com as 100 melhores (e piores) cidades brasileiras para viver em 2014. A Firjan anualmente publica um índice similar ao IDHM das Nações Unidas: o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal  (IFDM) onde monitora os níveis de desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três diferentes áreas: emprego & renda, educação e saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A pesquisa levou em consideração os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro (FJP), nos quais se baseia o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da ONU. A pesquisa, para chegar aos resultados, contou também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando-se em conta os dados do Censo 2011, dos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Assim, fatores como população, PIB, governança, finanças, educação, segurança, tecnologia, dentre outros, foram levados em conta.

Com exceção de Lucas do Rio Verde (MT) e Euzébio (CE) todas as 50 primeiras cidades estão nas regiões Sul e Sudeste. Entre as capitais o pódio é formado por Curitiba, São Paulo e Vitória. Dos 5.565 municípios brasileiros, Itaituba ficou na 5211º posição, enquanto Jacareacanga ficou com a 5508º posição e Trairão na número 5474º.

Para saber mais, visite o site da FIRJAN, aqui.

Nenhum comentário: