6 de jun. de 2014

Autoridades defendem corredor de exportação de grãos até Santarém

O governador Simão Jatene, o prefeito de Santarém, Alexandre Von, secretários e vereadores, além de outras autoridades foram recebidos em audiência no dia 05/06 em Brasília, pelo ministro dos Transportes, César Borges. O principal assunto da pauta foi a necessidade de que o corredor de exportação de grãos da BR-163 chegue até Santarém.

No mês de março passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou a disposição do governo federal fazer concessão do trecho da BR-163 entre Sinop e Miritituba (assunto denunciado pelo Portal Muiraquitã, que você conferir neste link), deixando o trecho fora o trecho de mais de 300 quilômetros entre o KM 30 da Transamazônica até Santarém. A notícia provocou intensa movimentação na classe política de Santarém e desde então o prefeito Alexandre Von vem articulando reuniões em Brasília para tratar do assunto.

No encontro do dia 05 com o ministro também estiveram presentes os representantes da bancada federal do Pará no Congresso Nacional, como o senador Flexa Ribeiro e os deputados federais Lira Maia e Miriquinho Batista, além do secretário executivo do ministério, Anivaldo Vale, e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos.

A exclusão de Santarém foi o ponto alto do encontro, o que levou o ministro Cesar Borges a confirmar que a concessão só até Miritituba foi uma solicitação dos produtores de grãos do Mato Grosso. “Fizemos um planejamento e iniciamos apenas as concessões no trecho do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém, o próprio setor privado manifestou interesse junto ao ministério para que sejam feitos estudos que verifiquem a possibilidade de fazermos leilões para concessão até Miritituba. Não temos ainda nada definido, mas sabemos que existe o interesse, e experiências anteriores nos mostraram que é possível fazer isso com descontos e com custo de investimento que torne o projeto viável”, disse o ministro.

César Borges disse também que, além da rodovia, existe interesse internacional, especialmente de empresários chineses, em construir uma ferrovia no mesmo trajeto, o que não descartaria a possibilidade de concessão na rodovia. “Tudo está ainda no começo, e temos como princípio garantir, caso seja definida a concessão, que o usuário tenha condições de usar plenamente a rodovia. Temos experiências extremamente positivas neste sentido”, afirmou.

Durante a reunião, todos os representantes do Pará destacaram a necessidade de que sejam garantidas as melhorias em toda a extensão da BR-163 no trecho paraense, chegando até Santarém. Os parlamentares e o prefeito de Santarém destacaram que, além de Miritituba, Santarém prevê expansão de portos e a chegada de novos investimentos.

O próprio governadorSimão Jatene foi enfático na defesa de Santarém. Para ele o projeto de melhorias ao longo da rodovia BR-163 seria incompleto se não contemplasse Santarém. “Mostramos que Santarém polariza a região e que as melhorias teriam que ser integrais, ainda mais pelo fato de crescimento da região, como os investimentos em execução, os previstos e a instalação de um Posto Avançado da Zona Franca de Manaus em Santarém, por exemplo. Nosso maior empenho tem sido em demonstrar que não queremos o Pará como porta de saída ou corredor de exportação. Nosso interesse é que as diferentes regiões do Estado sejam portas de entrada e de chegada de novos investimentos”, comentou o governador.

No fim da reunião, ficou definido que o Ministério dos Transportes vai reunir equipes técnicas da pasta com empresas do setor que já demonstraram interesse em possíveis concessões na BR-163, mas que relutavam em levar os trechos até Santarém por conta do alto custo que seria exigido para duplicação em rodovia tão extensa. “Então chegou-se ao ponto da discussão da viabilidade integral do projeto. Foi apresentada a possibilidade de ser feito estudo que contemple, após a consolidação da pavimentação, que nos trechos de subidas, descidas e áreas urbanas seja construída uma terceira pista, o que certamente viabilizaria um tráfego melhor e deslocamento de carga com segurança para todos os usuários, sem que o custo de tal iniciativa seja proibitivo, como estava sendo tratada a ampliação do trajeto para contemplar Santarém”, completou Simão Jatene.

FONTE: Texto com informações de Daniel Nardin/Secom-Pará, disponível também aqui.

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