18 de fev. de 2015

Imazon mostra que desmatamento na Amazônia mantem ritmo de crescimento

O Imazon faz o monitoramento independente do desmatamento na Amazônia Legal e divulgou, no dia 12/02 o balanço dos alertas para janeiro de 2015. 

75% do desmatamento ocorrido no período ocorreu no Mato Grosso (com 217 km²), seguido do Pará, com 20% (ou 59 km²).  Juntos os dois estados foram responsáveis por 95% de todo o desmatamento na Amazônia.  Todos os dez municípios onde mais houve desmatamento estão nos dois estados, com destaque para Altamira, como o segundo município que mais desmatou, especialmente na região da BR-163.

80% das áreas desmatadas se encontram em terras públicas sem destinação ou em propriedades privadas, 12% em assentamentos de reforma agrária, 7% em unidades de conservação e 1% em terras indígenas.

No Oeste do Pará, destacam-se grandes desmatamentos promovidos no interior do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Terra Nossa (140 hectares), em Altamira e na Reserva Biológica Nascentes do Cachimbo (1370 hectares), em Novo Progresso, ambos na região paraense da BR-163.



FONTE: Blog Lingua Ferina.

Nenhum comentário: