27 de jan. de 2016

Paraense cria jogo on-line que ensina a combater mosquito da dengue

Altamira, onde mora o jovem, é a terceira em registros da doença no Pará. Estudante do IFPA pretende lançar agora uma versão para celulares e tablets


Um estudante paraense de 21 anos desenvolveu um jogo on-line que ensina crianças e jovens a combater o mosquito Aedes aegypti de forma divertida. Renan Felipe Souza faz o curso de técnico em informática no Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) em Altamira, no sudoeste do Pará, município que aparece nas estatísticas do Ministério da Saúde (MS) como o terceiro do estado com maior número de casos de dengue confirmados no ano passado, quando foram registradas 256 ocorrências da doença.

"Tentei trazer um divertimento e um aprendizado, e não ficar preso somente no educativo, mas sim no lúdico, unindo ao educativo. Com certeza a criança vai ver o jogo, vai recolher uma garrafa ali e vai chegar dizendo 'Olha, pai, uma garrafa, que deve ter um foco de dengue ali"", detalha.

Orientado pelo professor Bruno Andrade, o game criado pelo jovem foi o grande premiado entre 20 jogos que concorreram a um desafio lançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final do ano passado.

"Lá no evento nós conseguimos o primeiro lugar e foi muito gratificante porque contemplou todo esse trabalho feito ao longo do semestre", conta o professor.

Além de aperfeiçoar detalhes do jogo, Renan pretende lançar ainda no primeiro semestre deste ano uma nova versão para celulares e tablets. Para ele, o maior desafio dele agora é levar a ideia para os alunos das escolas municipais de Altamira como forma de contribuir com o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.


"Dar um incentivo para as crianças tanto na criação de jogos como apresentar o meu trabalho feito sobre isso, conscientizar a criança sobre possíveis focos, e assim, que ela possa ajudar tanto em casa como na rua", comenta.

FONTE: G1, texto disponível também aqui

Nenhum comentário: