7 de mar. de 2016

Aeroporto de Santarém foi o 3º mais movimentado da região norte em 2015

Santarém é uma das 144 cidades do Pará, está localizada na porção oeste do Estado, entre as capitais Manaus (AM) e Belém (PA). É um município do interior, que pode ser acessado pelas vias terrestre, fluvial ou aérea. O transporte mais utilizado, especialmente por turistas, para se chegar a Santarém é o avião, não por acaso o Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, que serve o município, é o 3º mais movimentado da região norte em quantidade de pousos e decolagens, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO.

Em 2015, a INFRAERO registrou um movimento de 17.919 pousos e decolagens no aeródromo, o que posicionou Santarém à frente de capitais da Amazônia como Porto Velho (RO), Palmas (TO), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC), respectivamente e de outras cidades importantes do Estado, do ponto de vista econômico, como Marabá (PA) e Altamira (PA). 

No que diz respeito a quantidade de passageiros transportados, Santarém ocupa o 5º lugar no rancking nortista. No total 657.205 pessoas utilizaram o terminal para embarque ou desembarque, passando a frente das capitais Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), respectivamente.

Em 2015, Santarém recebeu um total de 249.267 turistas, este número representa um aumento de 5,9% do fluxo turístico recebido no município em 2014. A renda gerada por estes turistas somam R$ 147.452.232,00, segundo dados produzidos pela SETUR, em parceria com o DIEESE Pará. Os dados foram coletados a partir de pesquisas de demandas, boletins de ocupação hoteleira, fichas de registro de hóspedes e séries históricas. A receita é gerada tomando como parâmetro os indicadores: volume de visitantes x permanência média x gasto médio.

Aeroporto Novo

Construído na década de 1970, o Aeroporto de Santarém há tempos não oferecia conforto aos usuários e era alvo de muitas reclamações. Em 2015 no entanto o terminal aeroportuário passou por obras de reforma e ampliação e teve sua capacidade operacional de atendimento aumentada de 1 milhão de passageiros/ano para 1,8 milhão de passageiros/ano, segundo a INFRAERO, tendo sido inaugurado no dia 23/01/16 com a presença de autoridades como o Ministro de Estado Chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Ramalho; o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho; o Presidente da INFRAERO, Gustavo do Vale; o Diretor de Aeroportos da INFRAERO, João Márcio Jordão, o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Adilson Teixeira Lima entre outras autoridades.

Atualmente este Aeroporto recebe 15 vôos diários que interligam Santarém e os demais municípios do Pólo Tapajós ao restante do Brasil. A expectativa de todos é a sua modernização possa contribuir com o fortalecimento da atividade turística em toda a região.

FONTE: Renata Paulo, do Blog Meu Negócio É Turismo. 

Nenhum comentário: