7 de mar. de 2016

Turismo e cadastramento das cavernas na região da BR 163

Carvena Paraíso - A maior caverna da Amazônia/Blog Meu Negócio É Turismo.

A Renata Paulo, do Blog Meu Negócio É Turismo fez uma entrevista com o Rodrigo Motta, atual Diretor de Turismo de Itaituba e que está realizando o cadastramento das cavernas da região, que já conta com 215 cavidades registradas, sendo 15 em Aveiro, 23 em Itaituba, 06 em Placas, 152 em Rurópolis, 13 em Santarém e 06 em Uruará.

Para o Rodrigo Motta, o Espeleoturismo, que é o turismo realizado nas cavidades naturais, ou seja, nas cavernas, apesar de ainda não existirem roteiros turísticos formatados com essa finalidade na região da BR 163, cabe ressaltar que o estado do Pará é o segundo maior estado em quantidade de cavernas com 797 cavidades cadastradas, superado somente por Minas Gerais que possui 1.954 cavidades.

Para Rodrigo, o município de Itaituba destaca-se pela diversidade de belezas naturais, com ênfase para o Parque Nacional da Amazônia, que possui trilhas autoguiadas, ideal para a observação de pássaros, além de possuir um mirante com vista magnífica para as corredeiras para o rio Tapajós. A trilha da Capelinha, também dentro dos limites do parque, é uma aventura religiosa por onde os peregrinos caminham por 42 km ida e volta.

Também tem destaque a Fonte Azul, belíssimo lago de cor azulada, a Maloquinha, Hotel Fazenda situado às margens do rio Tapajós, as Comunidades de Vila Rayol e de São Luiz, por onde passam as corredeiras do Rio Tapajós, a Campinarana de Campo dos Perdidos, local semelhante à caatinga, com espécies endêmicas, que se estende por uma área de mais de 1000 hectares, a Comunidade de Santarenzinho, onde são encontrados artefatos indígenas, provavelmente dos índios Tapajó, além de várias corredeiras, cachoeiras e praias. 

Amante dos esportes e das atividades ligadas à natureza, Rodrigo é associado da  Sociedade Brasileira de Espeleologia e ao assumir a Diretoria de Turismo de Itaituba, iniciou o cadastro das cavernas naturais existentes na região oeste do Pará. Rodrigo explicou que na região Oeste do Pará existem muitas montanhas e paredões rochosos propícios ao desenvolvimento de cavidades, para ele, o município de Rurópolis é um verdadeiro paraíso de cavidades naturais, muitas delas com pinturas e gravuras rupestres. No ranking de cavidades por município, ocupa hoje a 5ª posição, com 152 cavernas cadastradas.

Para ler a entrevista completa, clique aqui

FONTE: Meu Negócio é Turismo.

Nenhum comentário: