1 de out. de 2017

Grupo de 25 imigrantes venezuelanos acampa na Praça da Bandeira em Santarém

Cerca de vinte e cinco indígenas da etnia Warao, naturais da Venezuela, chegaram na madrugada desta quinta-feira (28) em Santarém, oeste do Pará. Eles estão acampados nas praças em frente à Catedral de Nossa Senhora da Conceição. No total, 15 crianças fazem parte do grupo, sendo uma de colo.
Em maio, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência social devido ao intenso processo de imigração dos indígenas, por conta da crise econômica e a falta de alimentos na Venezuela.
Esse pode ser o mesmo motivo da imigração para Santarém, onde os indígenas estão acampados em área pública, submetidos à situação de risco pessoal e social, em especial crianças, adolescentes e idosos.
Uma escuta qualificada, a fim de conhecer a realidade desses refugiados e dar os devidos encaminhamentos, está sendo feita pela equipe do Centro Pop Dom Lino Vombommel.
Em nota, a Prefeitura de Santarém informou que agentes do Conselho Tutelar I já estiveram no local. Os indígenas serão levados para o Centro Pop para receber alimentação e cuidados de higiene.
Por se tratar de denúncia por conta de que muitas crianças estão na praça, e por serem integrantes de etnia indígena da Venezuela na situação de "refugiados", o órgão fez contato com a Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai), que ainda não informou quais procedimentos devem ser adotados.

FONTE: G1

Nenhum comentário: