3 de mar. de 2011

Alemanha unifica associações de cooperação no Brasil

O Governo da Alemanha formalizou a fusão das três organizações de cooperação do país no Brasil. Desde o mês de janeiro deste ano, a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), o Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED) e a InWEnt passaram a integrar a Sociedade para a Cooperação Internacional (GIZ).

A mudança visa implementar uma organização mais enxuta, econômica e mais transparente para agilizar os contratos, tornar as atividades realizadas pelos agentes de cooperação mais eficazes e enfatizar o trabalho do Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

A GIZ conta com aproximadamente 19.000 funcionários atuando em 130 países e com um faturamento aproximado de 2 bilhões de euros por ano. A iniciativa pretende transformá-la em uma das maiores agências de cooperação do mundo.

Quem faz parte da GIZ

A GTZ é uma empresa pública, criada em 1974 pelo Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). É responsável por gerenciar os projetos de cooperação técnica internacional da Alemanha e pela implementação da contribuição alemã.

O DED foi fundado em 1963 com o objetivo de apoiar as pessoas dos países em desenvolvimento, atendendo às solicitações das organizações parceiras nos países onde atua. Juntamente com outras empresas, é responsável, principalmente, pelo envio de profissionais qualificados para as regiões necessitadas.

A InWEnt é uma organização mais recente, que atua desde 2002. Ela é resultado da fusão entre a Carl Duisberg Gesellschaft e.V. e a Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional. A entidade é responsável por programas internacionais de capacitação voltados para especialistas e executivos do setor privado, da política, da administração pública e da sociedade civil internacional.

Para conhecer mais sobre a GIZ acesse:
http://www.giz.de/

FONTE: Texto de Juliana Echer Manto, disponível aqui.  

Nenhum comentário: