12 de jan. de 2011

Anac realiza vistoria no aeroporto de Itaituba


Dois auditores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram no município de Itaituba para realizar uma vistoria do aeroporto da cidade. Na última inspeção realizada pelo órgão, em 2009, foram detectadas mais de 70 falhas na estrutura do aeroporto.

Na manhã de ontem (11/01), os auditores se reuniram com o prefeito de Itaituba, representantes da Câmara de Vereadores e donos de hangares, além do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e representantes da Trip Linhas Aéreas, única empresa que faz voos diários para Belém e Manaus.

Entre os pontos mais críticos está o balizamento, pintura da pista, a precariedade da seção contra incêndios e o mato que quase esconde a iluminação. No relatório passado também foram exigidas melhores condições para os cadeirantes e restrição de acesso ao aeródromo. Situações que estariam fora do padrão da ANAC. De lá para cá pouca coisa mudou e muitas exigências ainda não foram cumpridas.

Segundo o gerente regional da TRIP, José Geraldo, esse seria o motivo do possível cancelamento da linha. “Quando o aeroporto não opera na melhor condição obviamente não tem como operar o avião, não tem como transportar os passageiros”.

Walmir Climaco, prefeito de Itaituba, afirma que as primeiras decisões já foram tomadas. “Já estão sendo tomada algumas providencias: a questão do corpo de bombeiros, a questão de algumas recuperações da própria pintura da pista, questão da iluminação. E nós com certeza vamos regularizar tudo isso”.

O relatório de avaliação deverá ser apresentado nos próximos dias, aí então vamos saber se acontecerá mesmo o fechamento do aeroporto e o encerramento da oferta de vôos da TRIP, deixando Itaituba mais uma vez, isolada.

FONTE: Redação Portal ORMNota Tapajós com informações de Cássia Rangel, do Jornal O Liberal, de Itaituba

Nenhum comentário: