Enquanto a decisão não sai, é importante lembrar um pouco da história deste Aeroporto, que tem uma grande importancia sócio-ecônomica para a região e já foi um dos mais movimentados do mundo.
Em virtude do garimpo na região aurífera do Tapajós, na década de 1980, o Aeroporto de Itaituba registrava uma média de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.
Em 2005 foram realizados serviços de retirada de pontos críticos e drenagem na pista de pouso, que foi ampliada de 1.500 metros para 1.700 metros e ganhou balizamento noturno. Segundo o relatório anual da ANAC de 2007, o aeroporto de Itaituba teve um movimento de aproximadamente 36.000 passageiros, uma média de 100 passageiros por dia.
Em 2008 devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de controle de tráfego aéreo, passando a partir dessa data, a navegação aérea, ser controlada via serviço de informação de vôo.
Abaixo, um vídeo para relembrar os velhos tempos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário