4 de jan. de 2011

Microfinanças: Seleção de projetos

Edital 01/2011 - SELEÇÃO DE PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CARTÃO C3


O Cartão c3 e a ONG EDUCOOP, instituição parceira e pioneira no fomento desta iniciativa, torna público edital com o objetivo de selecionar 15 instituições privadas, sem fins lucrativos para fomentarem ações de microfinanças através do Cartão c3.
Para maiores informações ou dúvidas a respeito do edital foi disponibilizada uma sala temática gratuita no Portal da Educação Cooperativista (www.CursosCooperativistas.com.br) com fóruns, chats, materiais para download e suporte técnico de especialistas para dúvidas na elaboração das propostas.

Prazos para envio das propostas: 15/02/2011.

Recursos: Serão repassadas as instituições parceiras 20% (vinte) da taxa de intermediação dos microempreendedores ligados aos Grupos Gestores que foram fomentados, constituídos e apoiados pela instituição.

Área de abrangência do edital: Todo o território nacional.

Instituições Proponentes: Estão habilitadas instituições privadas, sem fins lucrativos.

O edital e o modelo de projeto estão disponíveis no endereço http://www.cartaoc3.com.br/.

O que é o Cartão C3

O presente edital, constatando as potencialidades e limitações vivenciadas pela população de baixa renda excluída ou enfraquecida pelas relações desiguais que estabelecem com as instituições tradicionais de crédito, busca através de um meio eletrônico de pagamento responder às necessidades/dificuldades da população local, principalmente dos microempreendedores e seus clientes. Considera-se  microempreendedor, para os objetivos deste edital, aquele que desenvolve atividades que conjuguem o trabalho e a gestão do empreendimento, seja urbano ou rural.

Nesta direção, este edital tem como objetivo aproveitar as potencialidades em relação à questão do “bom freguês”, do cliente assíduo, na qual se estabelece um laço de confiança entre os clientes e os microempreendedores, utilizando-se de um conceito muito antigo, o “fiado” ou crediário.

Desta forma, é inserido nesta relação um meio de pagamento que possibilita maior integração e dinamismo nas transações comerciais baseadas na confiança, ou seja, crediário próprio, que de uma forma geral não deixa de ser uma concessão de crédito, baseado apenas na palavra, na honra e na confiança.

Assim, este edital visa expandir e consolidar, através das ações das organizações parceiras, a utilização do Cartão c3 nas suas regiões de atuação, unindo os benefícios do uso do cartão com a formalização das contas a prazo que são realizadas, substituindo, assim, as anotações em “cadernetas” ou outras formas de controles informais. Portanto, o resultado esperado é a expansão e consolidação do Cartão c3 em inúmeras
cidades do Brasil, possibilitando que sejam beneficiados os microempreendedores que obterão maior gama de clientes para suas vendas e maior segurança jurídica em suas operações e, em contrapartida, os clientes que ampliarão o número de estabelecimentos comerciais com crédito pré-aprovado, estabelecendo uma relação mais justa que as práticas do mercado convencional.

Destaca-se que o Cartão c3 possibilita a oferta de crédito sem a interferência de uma instituição financeira, onde os próprios microempreendedores fornecem crédito aos clientes e recebem os benefícios da multa e juros moratórios.

FONTE: Enviado por Graça Freitas, da Secretaria de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa.

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