27 de mai. de 2011

Lideranças dos movimentos sociais ocupam sede do INCRA em Santarém-PA

Cobrar o acesso imediato ao crédito, pedir que acabe com a intervenção nos assentamentos, o destravamento da pauta fundiária e a garantia à indicação de um superintendente sensível às causas das famílias assentadas são algumas das solicitações apresentadas.


Cerca de 100 lideranças de movimentos sociais ocupam, desde anteontem, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no município de Santarém-PA. O objetivo da ocupação é reivindicar o acesso imediato ao crédito, pedir que acabe com a intervenção nos assentamentos, o destravamento da pauta fundiária e garantia à indicação de um superintendente sensível às causas das famílias assentadas.
Pedro dos Santos da FETAGRI-PA alegou que é necessário um aumento no orçamento destinado à infraestrutura, a melhoria na assistência técnica e a revisão ocupacional do instituto.
Segundo Pedro a intenção é continuar no local até que uma autoridade se apresente para conversar sobre a situação e negociar um acordo. "Nós queremos uma autoridade que tenha poder de decisão, que traga propostas claras e reais para as demandas levantadas.
Se ninguém vier aqui, a situação ficará mais tensa" – esclareceu. Além dessas demandas, a manifestação é também para pedir a intervenção do Ministério da Justiça no assassinato do casal de extrativistas em Nova Ipixuna (PA), na manhã da última terça-feira.
A previsão é que hoje o presidente do INCRA, Celso Lisboa de Lacerda, vá à Santarém negociar com as lideranças do movimento para encaminhamento de soluções à pauta de reivindicações.
FONTE: Blog do CODETER, também disponível em: http://gta.org.br/noticias

Nenhum comentário: