6 de jun. de 2011

Aproveitamento de resíduo florestal na Flona do Tapajós


 A Cooperativa Mista Flona Tapajós Verde – Coomflona, que atua na Floresta Nacional do Tapajós (PA),  constituída por comunitários residentes na unidade, vem desenvolvendo, desde 2005, ações de manejo florestal de produtos madeireiros e não madeireiros na área destinada ao manejo florestal pelo plano de manejo da UC.
Atualmente, o manejo desenvolvido pela Coomflona é referência na gestão florestal por comunitários. Após seis anos de ações voltadas ao manejo florestal, a Coomflona está fomentando estudo para a quantificação do resíduo da exploração para uso em movelarias localizadas nas cidades de Belterra e Santarém, próximas à área de manejo florestal, e nas movelarias comunitárias existentes no interior da UC, nas comunidades de São Domingos, Jutuarana, Tauari e Paraíso. O aproveitamento do resíduo é uma forma de proporcionar melhor aproveitamento das árvores colhidas no manejo florestal.
Com base nas informações geradas por esse estudo, poderão ser aproveitados os galhos grossos que ficam na floresta e a retirada desse resíduo facilitará o crescimento de mudas que formarão novas árvores.
A Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, uma das parceiras da Coomflona e do ICMBio na Flona, está à frente do estudo com os pesquisadores João Ricardo Vasconcellos Gama, professor adjunto e diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas, e o engenheiro florestal Renato Bezerra da Silva Ribeiro, assistente de pesquisa do Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais da instituição.
A meta inicial do estudo é gerar uma equação que possa estimar o volume de resíduo com potencial para aproveitamento nas movelarias. Serão cubados rigorosamente os resíduos de 500 árvores, distribuídas proporcionalmente entre as 21 espécies comercializadas pela cooperativa. Os manejadores, comunitários da Flona, treinados e supervisionados pelos pesquisadores, estão trabalhando desde março na coleta de dados, que deverá terminar no mês que vem.
Em 19 de abril, representantes do ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro, Ibama, Ufopa-IBEF e da Coomflona presenciaram a coleta de dados e conheceram melhor a metodologia e o objetivo do estudo. A visita proporcionou discussão entre os presentes, resultando em várias sugestões interessantes, que certamente serão utilizadas no andamento da pesquisa. 
Espera-se que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento das ações de manejo florestal da Coomflona na Floresta Nacional do Tapajós e servir de referência aos outros empreendimentos florestais na região, visando melhor aproveitamento das árvores colhidas na floresta.
FONTE: ICMBIO EM FOCO número 148, Ano IV, Brasília, 03/06/2011

Nenhum comentário: