6 de jun. de 2011

Serviço Florestal promove oficina de desenvolvimento organizacional para lideranças comunitárias em Altamira

O Serviço Florestal Brasileiro realiza a partir de hoje, 6/06, em Altamira (PA), uma oficina de Desenvolvimento Organizacional Participativo para 30 técnicos de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias da região da Transamazônica e do rio Xingu, no Pará, ligadas ao manejo florestal comunitário.

O objetivo é permitir que os participantes saibam avaliar organizações comunitárias, como cooperativas e associações, e identificar características que podem ser melhoradas. São analisadas questões como o histórico do grupo, a convivência entre seus integrantes, pontos fortes e situação da organização.

“O diagnóstico culmina na proposição de um plano de intervenção, com intuito de realizar a gestão adequada das associações e cooperativas, e conseqüentemente de empreendimentos florestais, visando o protagonismo e condições de autogestão e execução de planos de manejo pelas comunidades”, afirma o técnico da Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 do Serviço Florestal, César Tenório.

A oficina vai durar cinco dias e envolverá a Unidade Regional do Serviço Florestal em Santarém (PA), o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entre outros órgãos federais e estaduais, além de seis ONGs e duas organizações comunitárias. A capacitação, dividida em módulos, será realizada ao longo do primeiro e segundo semestres do ano.

O Desenvolvimento Organizacional Participativo é um conjunto de instrumentos que reforça processos de mudança organizacional e foi elaborado a partir da demanda da agência alemã de cooperação internacional (GIZ) em 2000 para apoiar processos de desenvolvimento e fortalecimento das organizações de base como comunidades, associações e cooperativas.

Como resultado do curso, espera-se que os participantes (em duplas ou trios formados durante o primeiro módulo presencial) facilitem o processo de um diagnóstico organizacional participativo e apóiem a organização na elaboração de um plano de atividades para promover a mudança organizacional.

A oficina é realizada pela Unidade Regional do Serviço Florestal em parceria com a GIZ e Organipool, consultoria ligada à cooperação alemã, com apoio da organização não governamental Serviço Cerne, de Altamira.

Contato para a Imprensa
Divisão de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro
(61) 2028-7293/ 7277/ 7125
comunicacao@florestal.gov.br

FONTE: Enviado por Fabiana Vasconcelos, da Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro

Nenhum comentário: