Após dois anos de funcionamento formal, foi realizada, no dia 27 de maio, a sétima reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Crepori, para sua renovação. O evento ocorreu na cidade de Itaituba, no Pará. Passaram a fazer parte do conselho a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará, Fundação Nacional do Índio, Associação Indígena Pussuru, Associação de Moradores da Comunidade de São José, Associação de Moradores da Comunidade de Porto Rico, Cooperativa Mista do Creporizão e Cooperativa de Garimpeiros da Comunidade São José. A renovação do conselho deve aproximá-lo das comunidades locais, qualificando seu papel de controle social e fomentando a gestão participativa na região da BR-163.
Pela iniciativa do novo grupo de conselheiros foram programadas importantes discussões sobre questões cruciais para a implementação da UC, como os procedimentos para licenciamento ambiental no interior e entorno das UCs da BR-163, a elaboração de cartilhas sobre a temática e a capacitação dos conselheiros. Outras questões como a regularização das atividades desenvolvidas no interior da UC foram tratadas extensivamente em diálogo aberto e construtivo.
A renovação do conselho foi, em definitivo, um importante passo no estabelecimento de parcerias na gestão da Flona, que permitiu ampliar o seu âmbito social de atuação e integrar atores locais interessados em conhecer e participar dos processos administrativos que afetam a unidade.
FONTE: ICMBIO em Foco, número 151.
Nenhum comentário:
Postar um comentário