20 de set. de 2011

Oficina promove diálogo com vistas à construção da estratégia brasileira para biodiversidade

Evento elaborará as estratégias para a conservação da biodiversidade para serem apresentadas na Rio+20.

 
A partir de hoje até o dia 22 será realizada, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília/DF, uma das etapas da iniciativa Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020.
Com duração de três dias, e organizado pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e o Ministério do Meio Ambiente, o evento é aberto para comunidades locais da Amazônia e contará com a presença de 50 lideranças da Rede GTA que participarão das discussões com o objetivo de contribuir com a definição das metas brasileiras de conservação da biodiversidade no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é constituída por quatro oficinas: Oficina de Qualificação Básica do Setorial de Populações Tradicionais da Amazônia, Encontro Setorial, Oficina Preparatória e a Oficina do Encontro Global. A ideia central é definir as metas para biodiversidade que foram aprovadas pela CDB no intuito de alcançar resultados efetivos em conjunto com os demais países signatários da Convenção que, durante a Rio-92, se comprometeram a diminuir de forma significativa suas taxas de perdas de biodiversidade.
As pessoas presentes assistirão nas oficinas palestras como “A CDB e as Comunidades Locais – com o Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Paulino Franco de Carvalho Neto do Itamaraty, O Protocolo de Nagoia – com Carla Michely Yamaguti Lemos do Ministério do Meio Ambiente, A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade – TEEB e PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) com Antonio Tafuri da mesma instituição, entre outras.
Durante todos os dias serão abertos debates e cinco grupos de trabalhos serão formados para a elaboração das metas e estratégias para a conservação da biodiversidade brasileira que irão se juntar as contribuições elaboradas pelos demais setores da sociedade civil e posteriormente encaminhadas à CDB e a Rio+20.
A iniciativa do projeto Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020 é uma parceria Ministério do Meio Ambiente, União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), WWF-Brasil e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
FONTE: Assessoria de Comunicação – Grupo de Trabalho Amazônico

Nenhum comentário: