23 de mar. de 2015

Dia da água em Santarém: contra as barragens no rio Tapajós


O Movimento Tapajós Vivo! organizaou uma Manifestação em defesa do Rio Tapajós, que ocorreu no dia 22 de março na praça Tiradentes, na Orla de Santarém e reuniu um grande número de pessoas interessadas em mostrar seu descontentamento em relação às políticas atuais de construção de grandes hidrelétricas na Amazônia.

O governo Dilma pretende construir 5 hidrelétricas no Rio Tapajós, no estado do Pará, desrespeitando direitos ambientais, inundando Terras indígenas, modificando o regime de piracema dos peixes e impactando milhares de vidas dos povos da região. Sob o signo do “desenvolvimento”, os grandes empreendimentos são construídos arrancando as origens e raízes dos povos tradicionais, fortalecendo o elo de cadeias produtivas que concentram terra e renda, associado a degradação da floresta.



A UHE de Belo Monte, por exemplo, indica o modus operadi da apropriação capitalista arquitetado pelo governo federal e toda a camarilha da bancada ruralista. Financiadas com recursos públicos (BNDES), Belo Monte está com as obras atrasadas e com previsão de orçamento mais de 4 vezes maior que o previsto inicialmente. As hidrelétricas beneficiam somente grandes empresas eletro-intensivas e de extração mineral como a VALE, ALCOA e MRN, contrastando com a realidade de centenas de comunidades que vivem num completo apagão. Por outro lado, o Pará é um dos Estados que lideram no ranking das tarifas mais caras de energia do Brasil. Engolimos reajustes praticamente a cada mês! Não podemos permitir que as hidrelétricas ameacem nossa fauna, flora e os povos da região. 





FONTE: Movimento Tapajós Vivo e Cândido Neto.


Nenhum comentário: