10 de mar. de 2015

Soldados da Borracha começam a receber indenizações

Retirantes recrutados no nordeste para extrair borracha na Amazônia para abstecer a indústria bélica, e acreditando que ganhariam o status de heróis para  Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1945 mais de 50 mil pessoas desembarcaram na Amazônia acreditando em falsas promessas de riqueza, terras e benefícios sociais através de uma mobilizaçao feita pelo governo dos EUA, mas assim que a Guerra terminou, foram abandonados à própria sorte, sem terem oportunidade de voltar para suas terras de origem ou receberem qualquer reconhecimento pelos serviços prestados.

Agora, com 70 anos de atraso, o Governo brasileiro iniciou no dia 02/03 o pacote de indenizações para cada soldado, viúva ou dependentes, que receberão cada um R$ 25 mil reais. Ao todo são 11.900 pessoas ao todo, segundo dados da Previdência Social, num toltal de R$ 289 milhões. A maioria dos beneficiários está no Acre (6.895), seguindo por Rondônia, com quase 2 mil beneficiários, Amazonas (1.917) e

A PEC dos Soldados da Borracha foi promulgada no Senado Federal em maio de 2014 após tramitar por mais de 10 anos no Congresso Nacional. O pagamento será em parcela única e deve ser depositado na conta dos beneficiados junto com pagamento da aposentadoria. Segundo dados da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal atualmente continuam vivos cerca de 5.879 desses trabalhadores. Outros 6.393 são pensionistas, ou seja, têm direito ao beneficio gerado com a morte do titular.

Vídeo produzido pela Folha em janeiro, enquanto os soldados ainda esperam pelas indenizações, clique para assistir.
FONTE: Com informações do Ministério do Planejamento, Folha de São Paulo e G1.

Nenhum comentário: