Um Fórum de discussão e divulgação de ações desenvolvidas na região BR 163 - Pará e informaçoes sobre a Amazônia
16 de abr. de 2010
Seminário Regional BR 163 do II Ciclo de Debates para o Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Produtivas
Aconteceu no Auditório Salomão em Itaituba, nos dias 14 e 15 o 1º Seminário Regional do II Ciclo de Debates Estratégicos para o desenvolvimento de Cadeias Produtivas do Oeste Paraense.
Esta atividade reuniu cerca de 50 lideranças do território da BR 163, entre elas presidentes de organizações dos movimentos sociais, secretarias de agricultura, instituições públicas, como ICMBIO, SFB, IDEFLOR, SAGRI, EMATER, CEPLAC, ADEPARÁ, organizações não governamentais como o ITESAM, o IPAM e o Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163, entre outros.
Este Ciclo de Debates foi apoiado pelo Instituto de Tecnologias Sustentáveis para a Amazônia (ITESAM) e é uma ação do Componente 2, de Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, financiado pela Comissão Européia, com gestão e apoio técnico da FAO e executado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. A coordenação do evento foi feita pelo ITESAM e pelo Ministério do Meio Ambiente , através da consultora Joana Mattei Faggin, do Projeto FAO/MMA - Projeto BR 163 e do diretor de Zoneamento Territorial do MMA, Roberto Vizentin.
Nos dois dias, entre outros assuntos, foram discutidas as potencialidades e entraves das iniciativas de produção sustentável na região da BR 163. A partir de debates e trabalhos em grupo, os presentes contruiram duas matrizes que identificaram ações, atividades e iniciativas de desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis que possam ser fortalecidas e apoiadas pelo Componente 2 do Projeto FAO BR 163.
A estrutura metodológica deste II Ciclo de Debates está organizada em reuniões preparatórias, realização de Seminários Regionais e realização de um Seminário Final, que acontecerá em Santarém ainda no primeiro semestre deste ano. Os resultados do II Ciclo de Debates deverão servir de subsídio para construir uma estratégia ampla de desenvolvimento sustentável através do fortalecimento dos
sistemas produtivos familiares da região oeste do Estado do Pará, agregando subsídios às diversas oportunidades de ação desenvolvidas diretamente pelo poder público e por outras instituições e iniciativas da região.
Abaixo, veja algumas fotos:
Para quem gostou, a letra da música cantada pelo Sr. Antônio Carlos, do STTR de Itaituba, está no fim desta página.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário