28 de fev. de 2011

Cartas para os Parlamentares Europeus

A delegação do Comitê de Desenvolvimento para o Brasil do Parlamento Europeu, que esteve deste o dia 23 (quarta-feira) em Santarém-PA, região de influência da BR 163, recebeu 4 cartas de comunidades locais contestando a realidade da região.

O objetivo da visita dos parlamentares europeus era conferir as ações do Projeto BR 163 e conversar com lideranças comunitárias, para saber mais sobre a execução do projeto, visitando as comunidades beneficiadas, como foi o caso da visita na Flona Tapajós – Comunidade Maguary, em Belterra-PA, onde conheceram um telecentro e viram produtos feitos de látex – matéria prima de geração de renda da região - e na movelaria da Comunidade São Domingos.

Os parlamentares foram à Comunidade de Suruacá, município de Santarém – Reserva Extrativista Arapiuns, quando as lideranças locais mostraram o trabalho que vem desenvolvendo com o apoio da ONG Saúde e Alegria e aproveitaram a oportunidade da visita para fazer denúncias acerca da realidade da região.

Quatro cartas, contendo a problemática de impactos ambientais, como a questão da Usina Hidrelétrica Teles Pires e do Rio Tapajós, foram entregues ao chefe da comissão – Enrique Guerrero Salom, natural da Espanha, e aos representantes do Projeto BR 163. Além dele, estão presentes também no Pará, a vice-presidente da comissão, Michèle Strifflerppe (França), Kriton Arsenis (Grécia) e Filip Kaczmarekppe (Polônia).

Os parlamentares visitaram também a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para conferir como tem sido dado o apoio do projeto ao Centro de Ensino, principalmente, ao Laboratório de Manejo de Ecossistemas Florestais.

Segundo Enrique Guerrero Salom, chefe da comissão, “essa missão teve dois focos; acompanhar o desenvolvimento do projeto e averiguar como está a questão ambiental, de desmatamento e impactos na área de influência da BR 163”.

A delegação almoçou com as lideranças, que participavam da Oficina “Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável”, que acontecia no Hotel Amazônia Boulevard e contou com um público de 30 representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa.

FONTE: GTA, também disponível aqui.

Nenhum comentário: