16 de fev. de 2011

Codeter incentiva agricultura familiar no Baixo Amazonas

Durante muitos anos, o Pará tem sido marcado por conflitos pela posse de terras, levando o Estado e moradores de assentamentos rurais a divergirem sobre as responsabilidades de ambas as partes, impedindo o consentimento para a busca de soluções. Entretanto, essa situação começa a mudar nos municípios do Baixo Amazonas paraense, graças a uma iniciativa inédita.

O Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter), fórum que reúne movimentos sociais locais, prefeituras e Governo do Estado, “tem como principal objetivo fomentar discussões entre a comunidade e o Estado no sentido de direcionar ações para a agricultura familiar: como produzir, como escoar a produção, etc. O fórum não serve como um espaço de críticas, mas sim de propostas”, afirma Joaquim Vieira, gerente da Unidade Regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), em Santarém. O órgão estadual tem atuado como mediador das solicitações entre a comunidade e o governo estadual.

Na primeira quinzena de fevereiro, serão realizadas assembléias do Codeter nos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Prainha. A parceria com as secretarias municipais de agricultura e meio ambiente, além do governo federal, já tem apresentado resultados. Segundo Vieira, “agora já temos um excelente espaço de entendimento entre as partes. A tendência é que o Codeter chegue a outras regiões do Pará, beneficiando mais famílias, gerando renda no campo”.

FONTE: Enviado por Maria Jociléia Soares da Silva (Gestora da Floresta Nacional Itaituba I), também disponível em: http://www.ideflor.pa.gov.br/?q=node/310

Nenhum comentário: