Um Fórum de discussão e divulgação de ações desenvolvidas na região BR 163 - Pará e informaçoes sobre a Amazônia
21 de jun. de 2009
Seminário debateu ordenamento e gestão florestal na BR 163
O Fórum dos Movimentos Sociais marcou presença no "Seminário Sobre os Novos Marcos de Ordenamento e Gestão Florestal no Contexto da BR 163", que aconteceu na última semana no Auditório do Hotel Belo Alter em Santarém com um grande número de agricultores e agricultoras de todo o território. Esse encontro possibilitou discutir, juntamente com representantes do governo estadual, federal e organizações não governamentais, como o WWF e o IPAM, os instrumentos e políticas de ordenamento e gestão florestal, bem como experiências de auto-gestão comunitária e familiar em ações e projetos florestais, entre diversos outros assuntos. O Grupo de Trabalho responsável pelo mapeamento das experiências extrativistas e de manejo florestal na BR 163 apresentou resultados preliminares e reivindicações da região, através de palestra de Dona Sônia Lemes da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares do Batata (ASAFAB), do município de Trairão e do Senhor João Costa do Nascimento, presidente da Associação Comunitária Cocalino, de Itaituba.
Além das discussões houve também exposição de produtos como mel, farinha de Coco Babaçu, geléias e licores de frutas regionais e chocolates artesanais. Tudo beneficiado pelos agricultores presentes, que aproveitaram para reivindicar apoio para melhorar a qualidade dos seus produtos e para as questões relativas à comercialização, além do insustentável isolamento em que suas comunidades se encontram devido à péssima manutenção das estradas vicinais.
Apesar de terem sido convidados, os representantes do IBAMA e do INCRA não compareceram, gerando descontentamento nos agricultores presentes, que avaliaram que seriam estes órgãos os maiores responsáveis pela discussão e resolução das dificuldades vivenciadas.
Marcadores:
arquivo de fotos,
atividades realizadas,
IBAMA/ICMBio,
território BR 163
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário