9 de out. de 2011

Agricultura Familiar ocupa centro de debates internacionais sobre combate à fome

Começou nesta quarta-feira (05) e terminou nesta sexta-feira (07), em Bilbao, na Espanha, a IV Conferência Mundial da Agricultura Familiar. Este ano o tema foi "Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta". O evento reuniu referências mundiais em agricultura familiar e em modelos de agricultura sustentável e desenvolvimento rural. O objetivo foi realizar um debate e propor soluções concretas para incrementar o potencial da agricultura familiar para a segurança alimentar mundial e para o desenvolvimento econômico de milhões de pessoas que vivem nas zonas rurais.

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, representou o ministério no evento. A Conferência contou também com membros da ONU para a segurança alimentar, da FAO e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Eles dividiram espaço para debate com representantes das principais organizações agrárias do mundo. Ao final do encontro, foi elaborada uma declaração com propostas concretas para a agricultura familiar.

Também participaram da Conferência, organizada pelo Fórum Rural Mundial, associações ligadas ao desenvolvimento rural, de organizações não governamentais, empresas e cooperativas do setor, administração pública e centros de investigação dos cinco continentes.

FONTE: MDA

Nenhum comentário: