9 de out. de 2011

Portal de REDD tem foco em comunitários

Plataforma traz espaços para debate e acompanhamento sobre iniciativas de REDD e já conta com seu primeiro projeto cadastrado, além de notícias vídeos e fotos.
O Observatório do REDD cria ferramenta democrática, de participação, acompanhamento e controle social, com foco nas políticas públicas e nas iniciativas de REDD no Brasil.

O Portal OR é uma plataforma online (http://www.observatoriodoredd.org.br/portal/) que traz informações acerca das políticas relacionadas às questões de clima, em especial na Amazônia Brasileira, principalmente nesse momento em que o mecanismo de REDD conquista cada vez mais espaço no debate nacional e internacional.

Com o intuito de comunicar as informações, bem como possibilitar o diálogo entre os proponentes dessas iniciativas com as comunidades beneficiárias e demais atores envolvidos a ferramenta têm espaços para divulgação de vídeos, fotos, notícias e um fórum de discussão de políticas públicas.

Para apresentar o portal e convidar as organizações a interagirem com a plataforma, o Observatório do REDD promoveu nesta quinta feira (6), a partir das 16h, no escritório do IPAM - SHIN CA 5, Lote J2, Bloco J2, Salas 304 a 309 - Lago Norte - Brasília-DF, a Reunião de Apresentação do Portal OR. Na ocasião houve também a demonstração de navegação do Portal OR.

Segundo o coordenador do Observatório do REDD, Vítor Mamede, a apresentação da ferramenta para os membros do comitê do Observatório do REDD teve o objetivo de ampliar a sua divulgação e potencializar o número e adesões tanto de proponentes de projetos quanto de membros observadores e beneficiários, pois a iniciativa é voltada para os movimentos sociais, que carecem de informações sobre o tema, entretanto os empreendedores, financiadores, sociedade civil, estudiosos e governo também poderão realizar o acompanhamento socioambiental das atividades.

O portal tem o objetivo de disponibilizar na internet um mapa socioambiental atualizado sobre a realidade desse mecanismo no Brasil. Hoje não há informações atualizadas sobre a situação e quais são os projetos ativos.

O primeiro projeto cadastrado foi o Projeto Carbono Suruí, iniciativa pioneira em Terras Indígenas brasileiras. Recém inserido o Carbono Suruí representa uma ação de gestão ambiental bastante promissora para os povos indígenas Suruí da Terra Sete de Setembro e para a floresta, que se encontra bastante ameaçada por invasões, extração ilegal de madeira e desmatamento para a implantação de pastagens e agricultura.

A expectativa é que até o final de dezembro o Portal OR tenha, pelo menos, dez projetos de REDD cadastrados e vários debates provocados no fórum de políticas públicas.

Contato para imprensa:

Letícia Campos - comunicacao@gta.org.br - (61) 9949-6926
Luiz da Motta - luiz@gta.org.br - (61) 9985-2095
Henrique Diniz - ascom@gta.org.br - (61) 8155-2088

FONTE: Enviado por Assessoria de Comunicação GTA/Observatório do REDD

Nenhum comentário: