21 de out. de 2011

Cepta realiza levantamento de ictiofauna no Parque Nacional da Amazônia

Foto de Leidiane Diniz


Equipe de servidores do nosso Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais - Cepta, equipada com voadeiras, material de pesca, laboratório e acampamento, partiu de sua sede em Pirassununga, no estado de São Paulo, em direção ao município de Itaituba, no sudoeste do estado do Pará. Foram quase cinco dias de deslocamento para encontrar seu objetivo de trabalho: os rios Tapajós e Jamanxim, locais de implantação de sete hidrelétricas do PAC, onde nenhum levantamento de ictiofauna havia sido realizado até o momento.

Um super acampamento foi montado na Base Uruá, no interior do Parque Nacional da Amazônia, com direito a um laboratório onde especialistas de universidades paulistas trabalhavam com os parasitas dos peixes enquanto outras equipes se dividiam para as coletas nos dois grandes rios.

Durante os dez dias de trabalho de campo foram encontradas 161 espécies, sendo que cerca de 15 não puderam ser descritas em campo, havendo a possibilidade de que algumas sejam espécies ainda não descritas pela Ciência. Apesar do curto período de tempo para as proporções gigantescas da área de abrangência do estudo, os pesquisadores ficaram satisfeitos com a quantidade de espécies encontradas e indicam a necessidade de um levantamento também no período da cheia para complementação dos dados.

O levantamento foi realizado a pedido da Dibio como demanda relacionada às hidrelétricas do rio Tapajós. O diretor Marcelo Marcelino esteve no local para conversar com os pesquisadores e a equipe do Globo Repórter, que cobriu parte da expedição.

FONTE: Boletim Interno do ICMBio, nº 168 - Ano IV, visite aqui. 

Nenhum comentário: